Experimente o Natal dos Folguedos

O Natal mais nordestino e colorido do Brasil chegou com uma abertura linda em um cortejo emocionante na orla da cidade. A celebração que segue com força total e resgata a magia dessa época do ano, apresenta um evento com o melhor da cultura popular e da gastronomia local. Aqui em Maceió, o Natal é comemorado com muita música, dança, e comidinhas deliciosas, que valorizam a identidade e as tradições nordestinas. 

Foto: Cláudia Leite

O Natal dos Folguedos reúne a diversidade de adereços coloridos e ritmos contagiantes em uma programação que conta com vila gastronômica, Casa do Papai Noel, feira de artesanato e um espaço kids. É a programação perfeita para conhecer a cultura alagoana e curtir com a família e amigos!  

Cortejo

Átila Vieira | Secom Maceió

As cores e os ritmos da cultura popular alagoana tomam conta da orla mais bonita do Brasil em um cortejo que declara o amor do alagoano pela cultura nordestina. Um momento contagiante quem revela sua beleza para vários turistas e maceioenses. Ao todo, mais de 100 grupos culturais de diversos folguedos, ocupam a orla da capital na abertura oficial de uma das festas de fim de ano mais aguardadas, o Natal dos Folguedos. São expressões com Guerreiro, Pastoril, banda de pífano, Coco de Roda, Bumba-Meu-Boi, quadrilha e até forró pé de serra.

Projeção Mapeada

A programação do evento conta com a inovação de projeções mapeadas apresentadas como um diferencial do Natal dos Folguedos 2019. Um vídeo que inclui diversas cenas em animação sobre os folguedos, cultura alagoana e um Papai Noel de férias em Maceió, em homenagem às manifestações culturais alagoana e as riquezas naturais. 

Átila Vieira | Secom Maceió

 

Iluminação Natalina

Destaque do Natal dos Folguedos, a iluminação natalina da cidade já é uma das maiores referências do período. Elementos tradicionais do Natal se unem a figuras do imaginário popular e ornamentam praças, postes e coqueiros, com destaque para espaços transformados em cenários de fantasia, um túnel iluminado e uma árvore com milhares de luzes, instalada no corredor Cultural Vera Arruda, em Jatiúca.

Foto: Pei Fon / Secom Maceió

 

Papai Noel de férias em Maceió

O Papai Noel Noel desembarcou em Maceió para curtir um Natal que celebra as tradições da cultura nordestina, com pé na areia, chapéu de Guerreiro e roupa de verão. Essa releitura, não poderia ser diferente, já que Maceió esbanja cultura e possui um clima tropical maravilhoso para passar as férias. O bom velhinho trocou o frio do Polo Norte, pelo marzão de águas mornas e areia fininha que só a capital alagoana proporciona. Durante a festa, o Papai Noel recebe turistas e Maceioenses em sua casa de praia com uma decoração especial e diversas vestimentas natalinas.

Foto: Cláudia Leite

 

Gastronomia alagoana 

A feira gastronômica já é marca registrada do Natal dos Folguedos e reúne bares e restaurantes que oferecem vários pratos típicos da culinária alagoana. Sabores que vão do litoral ao sertão e trazem um mistura bem encontrada da gastronomia brasileira e internacional. Tudo isso com pratos no valor especial de R$ 15.

Foto: Cláudia Leite

Artesanato

O artesanato genuinamente alagoano também faz parte da programação do Natal dos Folguedos. No espaço, há uma exposição com peças em filé,  crochê, madeira, bonecas de pano, biscuit, entre outros. O artesanato local, um dos símbolos da cultura alagoana, vem sendo destaque em vários segmentos da economia criativa e encantando pessoas do mundo todo. São criações cujas técnicas são passadas de geração em geração, com características marcantes e com uma rica diversidade de cores e formas. Com certeza é uma boa pedida para garantir o presente da família ou uma lembrança de Maceió!

Programação

O Natal dos Folguedos conta com uma programação cultural com artistas locais em apresentações abertas ao público. Grupos culturais, Cantores e bandas de diversos estilos animam a orla de Maceió, na Praça Multieventos, e garantem a animação durante as noites do evento. De atrações infantis, passando pela música popular, o Natal dos Folguedos recebe também a presença de vários corais que entoam temas natalinos.

Confira  a programação do  Natal mais cultural e nordestino do Brasil!

Apresentação culturais - Praça Multieventos / 17h

Sexta - 29/11

Coco de Roda Reviver
Boi Dragãozinho
Quadrilha Junina Raiar do Sertão
Fandago do Pontal
Coro ngelus
Pastoril Sagrado Coração de Jesus
Coco de Roda Paixão Nordestina

Sábado - 30 /11

Projeção Mapeada
Coco Ganga Zumba
Pastoril Nossa Senhora Mãe dos Homens
Coco de Roda Catolé
Boi Cobra Negra
Chegança Silva Jardim
Camerata Ero Dictus
Coco de Roda Xique Xique

Domingo - 01/12

Coco de Roda Reis do Cangaço
Pastoril Estrela Dourada
Boi Diamante
Coco de Roda Barreiros de Alagoas
Banda Cazuadinha
Pastoril Estrela de Belém
Quadrilha junina Luar do Sertão

Apresentações musicais:

Dia 29/11

Coro ngelos
Tião Marcolino

Dia 30/11
Camerata Ero Dictus
Eliezer Setton

Dia 01/12

Banda Cazuadinha
Luiz de Assis

Dia 06/12
Jaques Setton
Laís Araújo

Dias 7 e 8/ 12

Festa das Águas

Dia 11/12

Coro Prisma de Maceió
Banda da Guarda Municipal

Dia 12/12

Coro Infantojuvenil EVP Encanto
Wilma Araújo

Dia 13/12

Xameguinho

14/12
Chau do Pife
Pagodão das Antigas

15/ 12

Fidellis e Cabroeira
Mô Fio

18/12

Elaine Kundera
Lara Melo

19/12

Divina Supernova
Andréa Laís

20/12

Júnior Almeida
Mulheres na Roda de Samba

21/12

Coro Canta e Encanta
Lucy Muritiba

22/12

Coro Embracanto
Fernanda Guimarães

E aí, que tal curtir esse Natal arretado?

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

Você está atualmente offline. Algumas páginas podem não carregar novamente