Experimente o mês da cultura popular em Maceió

Além das belas praias, da rica gastronomia e artesanato, Maceió também é uma cidade embalada pelos ritmos das manifestações culturais. Seja no Coco de Roda, Bumba meu Boi, Pastoril, Guerreiros ou Reisados, os sons e as cores das múltiplas expressões dos folguedos da região encantam quem é daqui e quem está apenas de passagem. No mês da Cultura Popular, a capital recebe uma programação especial voltada exclusivamente para celebração dessas manifestações que mantêm viva as tradições populares do estado.

As festividades do #MêsdaCulturaPopular têm início no dia 22 de agosto, no Centro da capital, com o Giro dos Folguedos, que acontece em Maceió desde 2013. São várias apresentações que misturam influências africanas, indígenas, portuguesas e histórias da cultura local, unidas às cores vibrantes dos trajes, os detalhes em bordados, e os coloridos das fitas. Tudo isso atrelado à muita música, dança e representação teatral, que enchem os os olhos de quem assiste.

Já entre os dias 30 e 31, acontece o tradicional Festival de Boi, um dos grandes acontecimentos do calendário cultural da capital alagoana e que reúne milhares de pessoas em dois dias de apresentações em uma arena montada no bairro histórico de Jaraguá. Um dos folguedos mais tradicionais do estado, o bumba meu boi encanta pessoas de várias idades e é uma das grandes referências da cultura popular de Alagoas.

O evento está em sua 27ª edição e promete mais uma vez um show de cores e animação ao som de uma bateria entusiasmada que embala a dança do grande personagem da festa, e onde cada agremiação aborda um tema lúdico ou histórico em sua apresentação.

A programação conta ainda com diversas atividades espalhadas pela cidade por meio de apresentações culturais com a participação de grupos de fandango, guerreiro e forró pé de serra.

Que tal experimentar a cultura alagoana?

Acompanhe a programação oficial AQUI 

Grupos escalados para o giro do dia 22/08 no centro:

1 Pastoril estrela de Belém

2 Baianas Mensageiras de Santa Luzia.

3. Coco de Roda Raízes Nordestinas.

4. Fandango do Pontal

5. Boi Águia de Ouro

6. Afoxe Odô Iyá

7. Taieiras Alagoanas

8. Boi bumbá Alagoano

9. Coco de Roda Los coquitos

10. Maracatodos

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

Você está atualmente offline. Algumas páginas podem não carregar novamente