Chuva de likes: 8 lugares 'instagramáveis' em Maceió

Não é segredo que as belezas naturais de Maceió encantam turistas do mundo todo e enchem de orgulho quem nasceu ou mora na cidade. Até quem ainda não conhece esse pedacinho de paraíso em meio ao sempre lindo Nordeste brasileiro se surpreende com as paisagens da capital alagoana frequentemente divulgadas nas redes sociais.

Em tempos de Instagram, é impossível curtir as experiências que Maceió oferece sem querer registrar cada detalhe. Conhecida como ‘Caribe Brasileiro’, a cidade é cheia de cenários exuberantes - somente a orla, considerada a mais bonita do Brasil, abriga uma diversidade de atrativos naturais, culturais e gastronômicos que, com certeza, rendem fotos lindas e muitos likes.

Diversos estudos sobre o comportamento de usuários do Instagram apontam que as fotografias em que a cor azul predomina são as que recebem maior número de curtidas e as chances dobram se a foto for também iluminada. Em Maceió, o que não falta é azul e sol - garantia de fotos de sucesso!

Anote as dicas de ‘lugares instagramáveis’ abaixo e arrase nas redes sociais!

Farol da Ponta Verde

Esse sinalizador de 11 metros de altura fica em meio aos arrecifes de coral de uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil, a Praia de Ponta Verde. Na maré baixa, o gigante, que é um dos principais cartões postais de Maceió, fica rodeado de piscinas naturais de águas mornas, o que torna o cenário ainda mais lindo!

A dica é consultar a tábua de maré e caminhar mar adentro até o Farol quando o mar estiver bem sequinho. No percurso, cuidado com os ouriços e aproveite para contemplar os peixinhos que aparecem nas piscinas. Esse passeio vai te render fotos lindas e uma experiência inesquecível!

Associação Comercial de Maceió (Jaraguá)

A Associação Comercial de Maceió, situada no coração centro histórico da capital alagoana, chama a atenção pela grande beleza arquitetônica. Projetado pelo arquiteto Luiz Lucarini, o prédio de colunas pomposas e uma charmosa escadaria de mármore é um dos mais bonitos e antigos da cidade. A fachada do local, que fica em uma rua de paralelepípedos, é parada obrigatória para uma sessão de fotos que, com certeza, garantirá uma chuva de likes!

A edificação, que fica toda iluminada à noite, abriga dois museus que valem à pena a visita, o Museu do Comércio de Alagoas e o Museu da Tecnologia. Estique o passeio e registre também a Praça Dois Leões e o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), na mesma rua.

Piscinas Naturais da Pajuçara

O passeio às Piscinas Naturais de Pajuçara, realizado durante a maré baixa em rústicas jangadas de origem indígena, é o carro-chefe dos atrativos de Maceió. Falou em jangada, a associação com a capital alagoana é imediata!

As piscinas, verdadeiros aquários naturais, ficam a 2km da costa - o trajeto de jangada dura, em média, 15 minutos e custa R$ 30 por pessoa. As charmosas jangadas ficam posicionadas na areia da praia e formam o principal cartão-postal da cidade.

Tanto ancoradas na areia, rodeadas de coqueiros, quanto no meio do mar azul, esse símbolo maceioense é o cenário perfeito para as mais lindas fotos!

Totem Eu Amo Maceió

O totem Eu Amo Maceió é um dos locais mais procurados para registrar a visita à capital alagoana. Isso porque, além de gigante e colorido, o letreiro fica localizado em uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil, a Praia de Ponta Verde.  

O totem sempre muda de cor a cada mês, em alusão às campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, e às datas comemorativas, como no São João, por exemplo, quando foi vestido de “matuto”. À noite, o letreiro fica iluminado, um charme!

 

Se você quer garantir aquela foto clássica de quem visita Maceió, esse é o local!

Parque Municipal

Para diversificar as publicações além dos cenários paradisíacos do litoral, a dica é visitar o Parque Municipal de Maceió - um refúgio natural de Mata Atlântica no meio da cidade, com grande diversidade de fauna e flora, diversas trilhas guiadas, árvores imponentes, lago de jacarés, um totem Eu Amo Maceió e muitos cantinhos charmosos que rendem belos registros.

O Parque Municipal fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h, na Rua Marquês de Abrantes, snº, no bairro Bebedouro.

Praia de Ipioca 

Considerada uma das praias mais bonitas de Maceió, Ipioca é lugar obrigatório para quem curte uma praia preservada, semi-deserta. A cor do mar de Ipioca é unanimidade: o azul mais turquesa de toda a capital alagoana.

Somente isso já bastaria para arrancar suspiros dos seguidores no feed, né? Mas o local possui um visual rústico e preservado, rodeado por uma extensa faixa de coqueiros, areia branca e piscinas naturais.

Para quem prefere desfrutar desse paraíso em boa estrutura, a dica é conhecer o beach club Hibiscus - um lugar cheio de ambientes instagramáveis, com drinks super lindos, um lounge com espreguiçadeiras, Dj, massagem relaxante, piscina e muito mais.

Monumentos da orla

A orla de Maceió é, sem dúvidas, o local mais instagramável da cidade. Isso porque, além de ser considerada uma das mais bonitas do Brasil, com o mar mais turquesa do país, abriga diversos monumentos que mantêm vivas a história e a cultura da cidade.

Entre os monumentos, merecem destaque as estátuas de Graciliano Ramos, Paulo Gracindo e Aurélio Buarque de Holanda, ao longo de Ponta Verde e Pajuçara; o monumento Jangada Independência, na Ponta Verde, que homenageia os bravos pescadores que, em 1922, saíram de Maceió ao Rio de Janeiro para as comemorações da Independência do Brasil a bordo de uma jangada; e as esculturas gigantes réplicas de peças dos mestres artesãos Dona Irinéia (obra O Beijo, na Jatiúca), João das Alagoas (Boi Bumbá, na Praia da Avenida), Mestre Zezinho (Sereia, na Pajuçara) e André da Marinheira (Leão, no Pontal da Barra).

Pontal da Barra

O bairro das rendeiras, como é conhecido o Pontal da Barra, é marcado pelo colorido do bordado filé, Patrimônio Imaterial de Alagoas. O trabalho das mulheres rendeiras estampa as fachadas das casinhas e lojas repletas de artesanato, muitas delas com vista para a Lagoa Mundaú, que margeia todo o bairro.  

A Mundaú é um espetáculo à parte, principalmente no pôr do sol, considerado o mais bonito de Maceió. O cenário em torno da lagoa, com charmosos barquinhos de pesca e uma vegetação exuberante, rende fotos de cinema!

Quer mais dicas de lugares perfeitos para sua foto? Acompanhe a gente no Instagram e no Facebook!

 

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados