Olhos curiosos, ouvidos atentos e muito silêncio. A Mata Atlântica é um lugar para desacelerar o ritmo, desconectar da cidade e se embrenhar em seu universo particular embalado por uma trilha sonora envolvente.

Foto: Marçal André

A Reserva natural protegida no Parque Municipal de Maceió é surpreendente. Há árvores centenárias espalhadas por um circuito de 6 kms de trilhas, um lago de jacarés de papo-amarelo, área para piqueniques, dezenas de nascentes, preguiças e iguanas posando para fotos dos turistas. Além disso, o Parque protege 120 espécies de aves, incluindo algumas raridades, como o belíssimo udu-de-coroa-azul-do-nordeste  (Momotusmomotamarcgraviana), que só ocorre em Alagoas e Pernambuco, e o endêmico gavião-de-pescoço-branco, um dos mais raros do mundo, que está na lista de espécies criticamente ameaçadas da BirdlifeInternational. O pintor-de-sete-cores também é considerada uma espécie nobre devido a sua penugem vibrante.

A arte de “passarinhar”

Esses últimos moradores têm atraídos visitas especiais muito determinadas, os chamados birdwatchers, ou observadores de aves. Mais do que flagrar os animais em jardins ou parques, estes especialistas em “passarinhar” estudam detalhadamente o comportamento e habitats das aves e costumam cultuar um peculiar tipo de álbum de figurinhas a ser preenchido. A cada click, o álbum vai se completando. O prazer de avistar e fotografar um pássaro raro em seu ambiente natural é considerado a melhor recompensa para tarefas como acordar antes do amanhecer, encarar trilhas pela mata nativa e ficar horas esperando uma espécie fazer as honras da casa.

Experimente se conectar à mata

O melhor horário para flagrar as aves é bem cedo, logo ao nascer do sol, quando elas saem em revoada, ou ao final do dia, quando começam a se recolher. Na maioria das vezes, o hobby de observar pássaros é um pretexto para visitar lugares de beleza natural especial, praticar caminhadas ao ar livre, estar em silêncio e exercitar a paciência e concentração.  Independente se o objetivo é a pesquisa, a fotografia ou apenas relax, no meio da mata, os observadores de aves se utilizam de técnicas parecidas. Ouvidos atentos, roupas camufladas, câmeras, gravadores e binóculos a postos são as regras básicas. Em Maceió, há guias especializados em observação de aves que podem proporcionar experiências muito interessantes no Parque Municipal.

Scroll Up