EXPERIMENTE SABOR

Maceió convida seus hóspedes a degustar os prazeres da mesa celebrados na cozinha farta e criativa do destino. As tradições gastronômicas da cidade misturam o frescor dos pescados com receitas indígenas e ingredientes aromáticos do sertão do estado, conhecido por sua culinária cheia de personalidade.

Sabores do Sertão

A cozinha sertaneja sempre reinventada por quituteiras e chefs locais é marcada pelo clássico sabor da macaxeira, do queijo coalho e das carnes curadas, mas atualmente, ganha receitas inovadoras, sem perder sua marca principal: um acervo de ingredientes tradicionais que inclui ainda a tapioca, o mel de engenho, a manteiga de garrafa, o coco, o coentro e a pimenta rosa. Tudo acompanhado de técnicas tradicionais relacionadas à cultura indígena e quilombola. Você pode degustar os sabores do sertão em quiosques de tapioca à beira-mar, em restaurantes com ambiente temático ou em casas dedicadas à nova cozinha nordestina que se valem de um menu criativo com porções menores, mais suaves e sofisticadas.

Sabores do Mar

Também alegram os cardápios da cidade o frescor dos mariscos, lagostas, camarões e peixes variados provindos do mar e do célebre Rio São Francisco, cuja foz está a pouco mais de 100 quilômetros da capital. A maior parte dos pescados, porém, é fornecido por comunidades tradicionais da cidade como o Pontal da Barra e o bairro portuário do Jaraguá, onde fica a Balança do Peixe. A cozinha litorânea ou mediterrânea está presente em toda a cidade, seja nas barracas pé na areia, em rústicos bares de pescadores do litoral norte, à beira da Lagoa do Mundaú ou no gastronômico bairro da Jatiúca.

Sabores da Lagoa e do Mangue

Além de compor paisagens inspiradoras, as lagoas como Mundaú e Manguaba que emolduram a capital convidam os seus hóspedes a degustar sabores autênticos. Entres os destaques está o sururu, um delicioso molusco que é patrimônio imaterial do estado e ingrediente de pratos famosos como o sururu de capote regado ao leite de coco, um clássico dos bares e restaurantes da cidade, especialmente à beira da Manguaba. Ainda são frutos da lagoa outros moluscos como a unha de velho, a taioba, o maçunim e crustáceos como o siri-azul, siri-grajaú, caranguejo-uçá, guaiamum e camarão de água-doce. Nos manguezais dos arredores das lagoas ainda vale destacar o cultivo de ostras que hoje passam por processo de depuração e são comercializadas em restaurantes da capital.

Sabores Contemporâneos

Além das receitas com tradições indígenas e africanas, a culinária de Maceió é marcada pelo frescor dos ceviches, pelo surrealismo de casas que misturam gastronomia e arte na cozinha contemporânea e pelo refinamento de chefs maceioenses que se formaram em universidades conceituadas da Europa, viajaram por diferentes destinos gourmet do mundo e voltaram trazendo a tiracolo influência mediterrânea, peruana e italiana. Apesar das técnicas internacionais, em geral, os ingredientes e cardápios fazem jus à culinária tropical, diversa e criativa do País.

Buy now