EXPERIMENTE CULTURA

Com mais de 200 anos de história, Maceió é uma cidade embalada pelo ritmo do coco de roda, marcada pela alegria das quadrilhas, a arquitetura dos museus, as cores das galerias de arte e a delicadeza do bordado de filé. Para mergulhar na cultura intensa da cidade, vale caminhar pelo histórico bairro do Jaraguá, visitar museus de cultura popular, conhecer o artesanato do Pontal da Barra e prestigiar as apresentações de folclore nos giros de folguedos.

Espaços Culturais

Complexo Cultural Teatro Deodoro

Praça Deodoro, s/nº

Sedia apresentações da Orquestra da Câmara e oferece cursos e oficinas de arte. Também abriga a galeria de Arte Miguel Torres e seu acervo.

http://www.diteal.al.gov.br/

Museu Palácio Floriano Peixoto

Praça Floriano Peixoto, 517

O prédio histórico, obra do arquiteto Luigi Lucarini, foi inaugurado em 1902. Abriga os memoriais de Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda.
Terças, quartas, quintas e sextas, das 8 às 17h; sábados, domingos e feriados das 13 às 17h.

https://www.facebook.com/museupalacioflorianopeixoto.mupa

Museu de Arte Pierre Chalita

Praça Floriano Peixoto, 44

O rico acervo de imagens sacras dos séculos 16, 17 e 18, do colecionador Pierre Chalita, proporciona uma viagem ao Brasil Colonial.
Segunda à sexta, das 8 às 17h.

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Rua do Sol, 382

Guarda relíquias da história como um dos mais completos acervos afro-brasileiros.
Segunda a sexta, das 8h às 12h

http://ihgal.com.br/

Museu dos Esportes

Estádio Rei Pelé – Trapiche da Barra

O acervo é formado por vídeos, fotografias, troféus e camisas que guardam a memória do esporte.
Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 15 às 17h.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Av. da Paz, 1490

Dedicado à cultura popular e ao folclore de Alagoas, é sediado em um belo prédio de arquitetura eclética em frente à Praia da Avenida. Exibe uma colorida exposição sobre todos os folguedos do estado, incluindo esculturas, instalações, retratos, vídeos e gravações de músicas regionais como cantoria de viola emboladas.
Terça a sexta, das 9 às 17h; sábados das 14 às 17h.

https://www.facebook.com/MuseuTheoBrandao

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Alagoas - IPHAN

Rua Sá e Albuquerque, 157

Antigo armazém de açúcar, abriga a exposição de cultura popular batizada de “A invenção da Terra”, uma das mais expressivas coleções artesanato tradicional do norte, com peças de cerâmica, escultura em madeira e outras linguagens populares.
Terça a domingo, das 11h às 17h.

https://www.facebook.com/IphanAL/

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Rua Sá e Albuquerque, 275

Instalado em um prédio de arquitetura charmosa no bairro histórico do Jaraguá, convida os visitantes a conhecerem as memórias da história da comunicação de Alagoas através de vídeos, fitas k7, discos.
Terças, quintas e sextas, das 8h às 17h; quarta, das 8h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Travessa Pedro Lima

Construída em 1888, foi a primeira igreja erguida no bairro de Jaraguá, bairro onde nasceu a cidade. Fica na Praça Dois Leões.

 

Museu do Comércio de Alagoas e Museu de Tecnologia do Século XX

Rua Sá e Albuquerque, 467, Jaraguá

O imponente Palácio do Comércio é um edifício que foi construído entre 1923 e 1928 em estilo neoclássico para funcionar como sede da Associação Comercial. Hoje abriga o Museu do Comércio e o Museu da Tecnologia. No primeiro, é possível conhecer um rico acervo de móveis e utensílios de época e uma importante coleção de moedas. No segundo museu, os visitantes conhecem equipamentos que contam a história da comunicação no estado.
Segunda a sexta, das 9 às 12h e 13 às 17h.

Arte

Galeria Karandash

A Galeria dos artistas plásticos Dalton Costa e Maria Amélia Vieira apresenta uma refinada coleção de arte popular de todo Nordeste, com destaque para esculturas de madeira produzidas na Ilha do Ferro, comunidade ribeirinha do Rio São Francisco. O espaço também exibe a obra autoral contemporânea dos galeristas.

http://www.karandash.com.br/

 

Galpão 422

Rua Sá e Albuquerque, 422, Jaraguá

Exibe exposições temporárias de artistas contemporâneos da cidade como Pedro Lucena, Dalton Costa, Lula Nogueira e Suel Damasceno, por exemplo, Fica localizado no bairro histórico do Jaraguá entre antigos armazéns de açúcar.
Segunda a Sexta das 16h às 20h / Sábado das 10h às 14h

https://www.facebook.com/galpao422/

Artesanato

Feirinha da Pajuçara

Orla da Praia de Pajuçara

São 200 barracas oferecendo artigos locais e regionais. No fim da tarde, as compras costumam ser embaladas por um trio de forró.
Todos os dias, das 9h às 18h.

Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra

Pontal da Barra

Às margens da belíssima Lagoa Mundaú, as lojinhas se espalham pela pitoresca “rua das rendeiras”, coberta pelas cores dos bordados de filé, o mais tradicional artesanato do estado.

Todos os dias, das 10h às 22h

Mercado do Artesanato

Parque Rio Branco, 31

Em uma estrutura histórica no centro da cidade reúne 250 lojas repletas de artigos regionais feitos com palha, madeira, cerâmica, fibra do coqueiro, couro e barro. Tem um quintal com jardim no centro e pequenas barracas de comida típica.
Segunda a sexta, das 7h às 17h; sábado, das 7 às 16h.

Buy now