MACEIÓ ATÉ VOCÊ

Experimente Maceió sem sair de casa

A gente sabe que você não vê a hora de viajar para Maceió e mergulhar no mar mais azul do Brasil. Por isso, encontramos um jeito massa de levar um pouquinho de um dos destinos mais bonitos e desejados do país até você!

Que tal embarcar em um tour virtual pelos atrativos de Maceió e aliviar essa saudade?

A capital das piscinas naturais aguarda você com as panelas cheias, experiências inesquecíveis e o mesmo povo acolhedor de sempre.

EXPERIMENTE NOSSA VIAGEM VIRTUAL

Com o projeto Maceió 360°, faça um passeio virtual por alguns dos principais pontos turísticos da capital alagoana sem sair de casa!

Visite praias, equipamentos culturais, mirantes, piscinas naturais, prédios históricos e muito mais! Seja por meio da realidade virtual ou de imagens em 360º no Google Street View, a experiência vai te ajudar a montar um super roteiro para sua viagem.

Maceió 360º

Tour Virtual

Quer mais dicas de roteiro?

EXPERIMENTE NOSSOS SONS

Uma boa trilha sonora pode animar qualquer momento, né? Experimente os sons de artistas alagoanos e sinta a vibe da capital com essa playlist super especial que preparamos para você.

Tem Djavan, Hermeto Pascoal, Wado, Fernanda Guimarães, Andréa Laís, Mano Walter e vários outros talentos da nossa terra que tanto nos enchem de orgulho! Aperte o play e curta com a gente!

EXPERIMENTE O CINEMA ALAGOANO

Você sabia que Alagoas tem uma vasta produção audiovisual, que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado cinematográfico brasileiro? Pois é. Maceió tem despontado no cenário nacional como um grande celeiro de cineastas e produtores reconhecidos por um cinema emergente e em constante expansão. 

Desde 2015, o segmento ganhou uma importante ferramenta digital de catalogação, o site Alagoar, que reúne um acervo de mais de 400 títulos, entre filmes e videoclipes, 261 deles disponíveis para assistir online nessa quarentena (http://alagoar.com.br/category/filmes/).

Abaixo, fizemos uma seleção desses filmes e também de vídeos institucionais que vão te deixar com mais vontade ainda de conhecer Maceió. Se liga:

Jorge Cooper

O filme persegue os vestígios deixados por Jorge Cooper, poeta alagoano que viveu em descompasso com sua época, para elaborar um retrato em forma de documentário. Documentário / Direção: Victor Guerra Araújo

Mané

O curta documentário “Mané” é um registro audiovisual de um dos folguedos mais antigos e misteriosos do estado de Alagoas, o Mané do Rosário. Documentário / Direção Coletiva (Arlindo Cardoso, Karina de Magalhães, Lucas Cardoso e Paula Fernandes).

Sol Encarnado

Influenciado pelas coisas que ouve no rádio, Rapaz do interior inicia uma jornada em busca de um futuro e um destino melhores na cidade grande. Ficção / Direção: Pedro da Rocha.

A Barca

Na noite de Natal, duas mulheres travam um diálogo dentro de uma barca, enquanto ela desliza por sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Ficção / Direção: Nilton Resende

O que lembro, tenho

A idosa Maria vive num apartamento aos cuidados da filha Joana. Os sintomas de demência senil transportam Maria no espaço e no tempo, obrigando-a a reviver episódios de sua vida no interior alagoano. Ficção / Direção: Rafhael Barbosa

Mamãe Yes!

O filme Mamãe Yes! faz um registro da trajetória do tradicional bloco de carnaval alagoano Filhinhos da Mamãe. Documentário / Direção: Vera Rocha Oliveira.

VÍDEOS INSTITUCIONAIS

EXPERIMENTE MACEIÓ

NATAL DOS FOLGUEDOS

EXPERIMENTE A LITERATURA ALAGOANA

Assim como o cinema, a literatura alagoana também é um dos destaques da riqueza cultural da nossa terra. Além de ser representada por ícones de renome nacional e internacional como Graciliano Ramos, Lêdo Ivo, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima e Nise da Silveira, nossa produção literária conta com uma safra de escritores contemporâneos igualmente talentosos.

A maior parte das obras desses autores são publicadas pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Clique aqui para ter acesso a algumas edições da revista Graciliano e outras publicações da editora. Ou aqui para visitar a loja virtual.

E aqui você pode fazer o download de três obras do ilustre escritor Graciliano Ramos, que foi diretor da Imprensa Oficial de Alagoas em 1930.

EXPERIMENTE O CIRCUITO DE ARTE URBANA DE JARAGUÁ

Que tal uma imersão em experiências criativas ligadas ao espaço urbano? É exatamente isso que você encontra aqui no Circuito Virtual de Arte Urbana do Jaraguá, um passeio pelas intervenções artísticas do bairro histórico da nossa Maceió.

Visite obras que estão expostas em ruas, paredões e praças e conheça mais desse roteiro cultural que se mistura à beleza de casarões antigos e monumentos de uma região que representa a memória e a identidade da capital alagoana.

AGENDA CULTURAL ONLINE

Seguindo a máxima de que “o artista vai aonde o povo está”, vários músicos e bandas alagoanos decidiram usar suas redes sociais para levar todo o talento do nosso cenário musical para alegrar a sua casa. 

Aqui, divulgaremos os “shows online” agendados pelos próprios artistas a cada semana. Confira os já anunciados: 

Mano Walter

Dia 27/3 (sexta-feira)
Horário: Às 20h
Onde: Instagram @mano_walter

MONITORAMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Acompanhe de perto como a atividade turística está se adequando às medidas restritivas em combate à pandemia do coronavírus.

SERVIÇOS E ATRATIVOS

EM FUNCIONAMENTO:

Apenas os estabelecimentos de prestação de serviços essenciais funcionam normalmente na capital alagoana. Todos seguindo as recomendações do Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Organização Mundial de Saúde quanto às medidas necessárias de higiene e prevenção. Em todos eles, apenas é permitida a entrada de clientes que estiverem usando máscaras.

  • Serviços de Delivery 
  • Supermercados e padarias
  • Postos de combustíveis
  • O acesso às praias, ao calçadão das avenidas à beira-mar, e a prática individual de atividades esportivas
  • O acesso à praças para a prática individual de atividades esportivas
  • Estabelecimentos médicos e odontológicos para emergências
  • Hospitais, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia, vacinação e clínicas veterinárias 
  • Distribuidoras e revendedoras de água, gás e energia elétrica
  • Bancos e  lotéricas 
  • Padarias, lojas de produtos para animais, lavanderias e oficinas mecânicas
  • Transporte público coletivo
  • Centro Pesqueiro de Jaraguá
  • Balança de pescado
  • Livrarias, Bancas de Revistas e papelarias
  • Lojas de Plantas
  • Lojas ou estabelecimentos de rua com até 400m, que pratiquem o comércio ou serviços de natureza privada (exceto centros comerciais).
  • Salões de beleza e barbearias com capacidade de atendimento reduzida em 50%
  • Templos, igrejas e demais instituições religiosas com funcionamento reduzido em 30% de sua capacidade.

FECHADOS:

Qualquer local de uso coletivo e que permita aglomeração de pessoas foi suspenso. Sendo assim todos os atrativos turísticos estão paralisados temporariamente. 

  • Museus
  • Piscinas Naturais
  • Prédios históricos
  • Rua Fechada
  • Teatros
  • Bares e restaurantes 
  • Cinemas
  • Casa de show 
  • Galerias
  • Barracas de praia, lagoa, rio e piscinas
  • Clubes 
  • Centros de Atendimento ao Turista 
  • Academias
  • Shoppings Centers (Somente livrarias, supermercados, farmácias estão funcionando)
  • Parte dos órgãos públicos (atendimento online)
  • Bancas e barracas de vendas de alimentos, como churrasquinhos, nos logradouros públicos.

MEIOS DE HOSPEDAGEM

A partir do mês de julho, a hotelaria alagoana começa a retomada gradativa das atividades. Dos 95% dos meios de hospedagem que estavam fechados durante o decreto de isolamento social, 55% desses empreendimentos reabrem ao longo do mês, seguindo as medidas estabelecidas no protocolo sanitário elaborado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), em parceria com o governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió.

Durante a retomada gradativa, alguns empresários estão investindo em ações de descontos, ofertas exclusivas, remarcações de diárias e pacotes com novos atrativos, para tentar diminuir os prejuízos provocados pela Covid-19.

BARES E RESTAURANTES

O Governo do Estado, determinou, por meio de decreto, renovado no 01 de julho, o fechamento dos bares e restaurantes da cidade até 15 de julho. Os estabelecimentos, no momento, estão funcionando com o serviço de delivery ou no modelo ‘Pegue e Leve’, onde os clientes podem buscar o pedido. Os entregadores precisam estar de máscara e luvas e as entregas dos pedidos devem ser realizadas nas portarias dos prédios, não sendo permitida a entrada dos trabalhadores dentro dos edifícios, exceto no caso de condomínios horizontais e loteamentos fechados.

Além disso, os estabelecimentos que estão operando nessa modalidade, deverão, além das medidas já citadas, proibir o consumo de produtos no local; entregar os alimentos para viagem sempre embalados; limitar a entrada de apenas 02 (dois) clientes por vez, de modo a evitar aglomeração de pessoas no interior do estabelecimento; proibir o uso de mesas e cadeiras por clientes, mesmo que durante a espera.

Os bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres no interior de hotéis, pousadas e similares podem funcionar, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes. O mesmo direcionamento se aplica a hospitais, clínicas da área de saúde e postos de combustíveis nas rodovias alagoanas.

PASSEIOS E RECEPTIVOS

O acesso às praias, ao calçadão das avenidas à beira-mar, e a prática individual de atividades esportivas está liberado, não sendo permitida a realização de atividades em grupo ou que gerem aglomerações na orla ou calçadão, bem como em ruas e espaços públicos como praças, alamedas, etc. Passeios turísticos de toda ordem, sejam em veículos ou embarcações, estão proibidos temporariamente na capital alagoana. A medida, foi decretada pela Prefeitura de Maceió no dia 2 de julho e se estende até o dia 17 de julho de 2020.

AEROPORTO

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares iniciou a retomada de suas operações e agora conta com 4 voos diários das companhias Gol e Latam com origem e destino para São Paulo. A partir de julho novos voos serão reativados pelas principais companhias aéreas, para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju e Brasília.

Confira os horários:

IDA

MCZ – GRU
Gol 15h / 18h10
Latam 16h55 / 20h

VOLTA

GRU – MCZ
Gol 11h30 / 14h20
Latam 13h45 / 16h10

RODOVIÁRIA

O terminal rodoviário da capital tem se adequado às medidas restritivas estabelecidas por meio de decretos governamentais e tem reforçado a higienização e desinfecção do espaço e dos transportes. As viagens estão sendo oferecidas de maneira excepcional e reduzida.

Transporte Intermunicipal: O transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, regular e complementar, assim como o serviço de trens urbanos estão temporariamente suspensos.

Transporte Interestadual: o transporte interestadual avançou na retomada das operações e agora conta com 10 linhas, que podem vir a ter horários especiais. As linhas proveniente de estados onde já foi decretada situação de emergência por causa do coronavírus, passará por inspeção da Polícia Rodoviária Estadual antes de entrar em território alagoano.

Mais informações: (82) 3223-5404.

BOLETIM ATUALIZADO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa, nesta quinta-feira (19/03), que Alagoas tem 38 casos suspeitos em investigação para Covid19, segundo dados apresentados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Sesau. Dos 38 casos, 32 deles estão localizados em Maceió; quatro em Palmeira dos Índios; e dois em São Miguel dos Campos. Houve o descarte de 29 casos.

Os contatos dos casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe do CIEVS/Sesau, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e as vigilâncias dos respectivos municípios. E são disponibilizados diariamente no site da Sesau. Abaixo segue o boletim mais recente:

19/03/20

Boletim mostra que Alagoas tem 38 casos suspeitos para Covid-19

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

Você está atualmente offline. Algumas páginas podem não carregar novamente