Lucas Lamenha + Experimente Maceió: inspiração e arte no mundo

Com tantas belezas naturais, presente dos litorais à paisagem urbana, e grande riqueza cultural e importância na história nacional, não é de espantar que Maceió inspire uma vasta e relevante produção artística local. Que o diga Djavan, Hermeto Pascoal, Cacá Diegues, Pierre Chalita, Jofre Soares, Graciliano Ramos, Lêdo Ivo, Jorge de Lima, entre outros nomes que dispensam apresentações. No cenário atual, a cidade passa por uma efervescência cultural, com artistas dos mais diversos segmentos que se destacam no Brasil e no exterior.

É o caso do artista plástico maceioense Lucas Lamenha, de 38 anos, cujo trabalho chamou a atenção de personalidades como o ator Jeremy Piven, das séries Entourage e Mr. Selfridge, e Gary Lennon, produtor e roteirista da famosa Orange Is The New Black, e rendeu convites para exposições e projetos em São Paulo, Milão, Miami, Hungria, Amsterdam, Londres e Nova York.

Desprovidas de técnicas de pintura ou desenho, as obras de Lucas são essencialmente instintivas e carregam memórias pessoais e afetivas retratadas de forma abstrata, lúdica e envolvente, com cores fortes e muita influência da arte urbana, em especial do neoexpressionismo de Basquiat e o cubismo de Pablo Picasso. O trabalho do artista é uma sobreposição de pinturas, desenhos, cores, letras de música, números e referências da cultura pop, em uma ode às sensações e vibrações positivas. Algo realmente feito para encantar!

Este ano, Lucas foi o único alagoano convidado para representar o Brasil no maior festival de experimentos socioculturais e artísticos do mundo, o Burning Man, realizado nos Estados Unidos, em pleno deserto de Nevada. Desse convite, surgiu a ideia do projeto Lucas Lamenha + Experimente Maceió - uma coleção de estampas exclusivas inspiradas por referências culturais, visuais e regionais da capital alagoana. A primeira estampa foi impressa em uma camiseta e lançada pelo artista no evento, uma prévia das ilustras que vêm por aí, que serão utilizadas nos materiais promocionais do Experimente Maceió.

“Essa coleção é muito especial porque é inspirada na cidade onde nasci, onde está a minha infância e toda a minha história. São esses elementos que me surgem durante o processo e eu tento colocar nas ilustrações, em alusão às belezas naturais, ao patrimônio histórico e cultural, à arquitetura e outros aspectos regionais”, disse o publicitário, que iniciou no mundo das artes plásticas há pouco mais de dois anos meio que de repente, o que já rendeu ao jovem artista um baita currículo internacional e mais de 200 obras já feitas.

Em dezembro, os conteúdos das editorias do Experimente Maceió - Sabor, Cultura, Aventura e Natureza - serão retratados em mais quatro estampas com o traço único do artista plástico. Em breve, revelaremos mais detalhes no nosso perfil do Instagram (@experimentemaceio). O lançamento acontece junto com o aniversário de 203 anos de Maceió!

Confira mais obras do artista aqui: https://www.instagram.com/lucaslamenha_artist/

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados