Experimente ser turista na sua cidade

Viajar é maravilhoso e todo mundo sabe! Mas você já parou para pensar se conhece verdadeiramente a sua cidade? Já visitou todos os pontos turísticos ou aproveitou as experiências incríveis narradas pelos turistas que escolhem a capital mais bonita do Brasil como destino?

Muitas vezes, estamos tão focados na rotina cheia e no desejo de viajar que esquecemos que moramos em um paraíso pouco explorado por nós. Não é difícil encontrar um maceioense ou alagoano que nunca foi às piscinas naturais de Pajuçara ou não sabe da riqueza cultural que abriga o bairro histórico da cidade.  Tem também quem não conheça os parques municipais ou nunca saboreou um café da manhã com vista para o mar em um dos muitos hotéis que oferecem este serviço.

Pensando em ajudar os maceioenses (e por que não os turistas também?) a dar  o primeiro passo para conhecer um pouco mais os atrativos da capital, aqui vão algumas dicas para enxergar a cidade de um outro ângulo e descobrir coisas legais sobre o lugar onde você mora.

Afinal, não é à toa que Maceió é um dos destinos mais procurados do país!

VISITE O BAIRRO HISTÓRICO DO JARAGUÁ 

O bairro histórico de Jaraguá guarda as memórias do surgimento da cidade, contadas em ruas, praças e na arquitetura dos prédios. Considerado um museu a céu aberto, o lugar propõe uma deliciosa imersão na história de Maceió - basta caminhar pelas ruas de paralelepípedos onde ainda se vislumbra a arquitetura dos antigos armazéns de algodão e açúcar, muitos atualmente transformados em espaços culturais ou comerciais -, e conhecer as praças e museus da região.

Algumas das principais atrações do bairro, que vale a pena explorar são o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), Associação Comercial de Maceió - um dos prédios históricos mais bonitos de Maceió e que abriga os museus do Comércio de Alagoas e o de Tecnologia do Século 20 - , Praça Dois Leões e a Igreja Mãe do Povo. Para saborear as delícias do bairro, vale conhecer o Café do Porto e o Mercado Público do Jaraguá. 

FAÇA UM PASSEIO PELO CENTRO DE MACEIÓ 

O centro é o seu marco zero da cidade, o local onde ela começou a existir.  Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre a história da capital, vá ao Centro.  Na região, você pode visitar o Museu Palácio Floriano Peixoto, que conta com um acervo mobiliário do final do século XIX, além de pintura do artista Rosalvo Ribeiro e vários outros artistas alagoanos. No mesmo local, na Praça dos Martírios, visite a Igreja Bom Jesus dos Martírios, que traz em seu interior ornamentos rococó, rodapés em azulejo colorido e uma construção com um misto de barroco, neoclássico e neogótico. 

Outras paradas obrigatórias são a Catedral Metropolitana, obra do arquiteto francês Auguste Montigny, que teve em sua inauguração a presença do Imperador D. Pedro II; o Museu Theo Brandão, com artesanato alagoano, do Nordeste e da América do Sul; Museu Pierre Chalita, onde é possível encontrar um grande acervo de arte sacra dos séculos XVI, XVII, XVIII; o  Teatro Deodoro e a Pinacoteca Universitária, ambos ideais para quem quer conhecer o trabalho de artistas alagoanos. O Centro é um verdadeiro mundo a ser explorado!

Caso queira fazer o passeio com um guia especializado, entre em contato com receptivos que ofertam esse serviço:

Luck Receptivo: (82) 99988-0016   

Ws Receptivo: (82) 99999-9191

CONHEÇA OS PARQUES AO AR LIVRE 

Maceió vai muito além das praias! Já pensou em um piquenique e passeio no Parque Municipal de Maceió e Jardim do Horto? Os espaços, cercados de Mata Atlântica e fauna abundante, é um convite irresistível para quem quer recarregar as energias junto à natureza, respirar ar puro, aproveitar as atividades ao ar livre, como yoga e meditação, e ainda garantir fotos lindas. 

No Parque Municipal, há árvores centenárias espalhadas por um circuito de 6 kms de trilhas, um lago de jacarés de papo-amarelo, área para piqueniques, dezenas de nascentes, além de preguiças, saguis, iguanas e mais 120 espécies de aves protegidas.

Saiba mais no instagram dos parques: @parquedohorto e @parquemunicipalmaceio 

EXPERIMENTE O PONTAL DA BARRA

Às margens da Lagoa Mundaú, no litoral sul da capital, o histórico bairro das rendeiras é marcado pela reunião de referências da cultura popular alagoana, sejam elas representadas pelo bordado típico da região, o filé - arte tipicamente alagoana que conquistou o selo de Identidade Geográfica -, pelo artesanato, pela cultura pesqueira, como o sururu, ou a vocação gastronômica. Não bastasse tudo isso, o Pontal da Barra também tem um dos lugares mais lindos para assistir o pôr do sol em Maceió.

O local oferece opções de passeios pela lagoa, realizados a bordo de catamarãs, onde é possível ver o sol se despedindo de pertinho, em meio a 600 quilômetros quadrados de natureza. A região possui pontos específicos para saída desse passeios, caso queira mais informações e conferir tudo com um guia especializado, entre em contato com receptivos que ofertam esse serviço:

Luck Receptivo: (82) 99988-0016   

Ws Receptivo: (82) 99999-9191

EXPERIMENTE O PASSEIO ÀS PISCINAS NATURAIS 

O passeio de jangada às piscinas naturais de Pajuçara é um dos programas obrigatórios para quem quer turistar por Maceió! Realizado sempre no período de maré baixa (confira aqui), o passeio é ideal para curtir o dia de sol em casal, com amigos ou família.

A apenas 2 km mar adentro, o que significa cerca de 15 min. da costa, recifes de corais formam um conjunto de piscinas naturais irresistíveis, de águas transparentes e mornas. Ao chegar nas piscinas, você vai desfrutar de um super visual ao ver a orla mais bonita do Brasil de um novo ângulo e ainda se deparar com vários peixinhos, enquanto tem à disposição drinks, água de coco e muitos petiscos de frutos do mar preparados na hora pelos bares flutuantes. 

Para fazer o passeio, que custa, em média, R$ 40 por pessoa, basta ir até as jangadas na areia da Praia de Pajuçara e solicitar a um jangadeiro. O tempo de permanência nas piscinas é de cerca de 3h.

EXPLORE O FAROL DA PONTA VERDE 

Um dos principais cartões postais de Maceió, o Farol da Ponta Verde é mais um dos pontos turísticos que você precisa conhecer de perto. Ao redor do sinalizador vermelho e branco de mais de 11 metros de altura, um dos lugares mais instagramáveis da capital, tem diversas piscinas naturais que se formam na maré baixa, da areia até os fundos do farol. A ideia é explorar esse trajeto à pé, descobrindo as belezas naturais do mar, como peixinhos, ouriços, algas e corais, que se tornam evidentes.

Durante o passeio, é preciso ficar atento para não pisar nos corais, que crescem poucos milímetros ao ano e são importantes ecossistemas para a vida marinha. A dica é fazer a caminhada entre as poças, de preferência de sandália, já o local tem ouriços.  

EXPERIMENTE RELAXAR EM UM HOTEL DA CAPITAL 

Não é só porque você está na sua cidade que não pode se hospedar em um hotel bacana e experimentar um ou mais dias de lazer, até porque Maceió tem uma das redes hoteleiras mais modernas do Nordeste. Por aqui, turistas e maceioenses encontram grande diversidade de meios de hospedagem, como resorts, hotéis econômicos, à beira-mar, hotéis boutique, pousadas e outros, e podem escolher entre um day use, sem pernoite, ou mais dias para aproveitar ainda mais a estada.

A ideia é experimentar relaxar em uma estrutura de lazer com piscinas, bar, salão de jogos, apoio de praia, restaurantes e até serviços mais específicos como passeios com receptivos, massagem, spa, aluguel de equipamentos náuticos como caiaque e sup, entre outros. Além disso, não há nada melhor do que saborear aquele café da manhã  nordestino que só os hotéis alagoanos sabem fazer, né? 

No menu do site, na aba Onde Ficar, acesse nossas dicas de hospedagem e encontre a melhor opção para o que você procura! 

--

Texto de Cláudia Leite

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Fechar Menu

Você está atualmente offline. Algumas páginas podem não carregar novamente