Experimente o turismo acessível em Maceió

Conhecida como cidade resort, Maceió tem uma infinidade de atividades turísticas à disposição dos visitantes. Além das belas praias, monumentos históricos e gastronomia reconhecida internacionalmente, a capital alagoana se destaca com o turismo acessível.

Com hotéis que disponibilizam uma infraestrutura adaptada, Maceió também ganha os holofotes nacionais por projetos que promovem a inclusão social e ampliam o acesso aos atrativos turísticos da cidade.

Abaixo, separamos duas dicas imperdíveis para quem quer curtir as belezas naturais e riquezas culturais do nosso paraíso!

Praia Acessível

O Praia Acessível, projeto da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realiza uma programação mensal com atividades esportivas e de lazer na bela orla de Pajuçara. São apresentações culturais, artísticas e musicais, além de uma série de jogos inclusivos, como basquete, vôlei e corrida acessível.

Mas a grande atração do projeto mesmo é o banho de mar assistido. Com a ajuda das cadeiras anfíbias e apoio da equipe do projeto, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida podem desfrutar do mar quentinho e vivenciar momentos especiais nas águas cristalinas que só a capital alagoana tem.

O melhor de tudo é que as cadeiras anfíbias ficam à disposição de maceioenses e turistas diariamente - um serviço permanente e totalmente gratuito. Basta solicitar o equipamento à Semtel e agendar antecipadamente a entrega através do número (82) 99102-4596. 

O empréstimo é realizado com a assinatura de um termo de compromisso e o solicitante pode passar até sete dias com a cadeira anfíbia. Além disso, o uso do equipamento não se restringe à Maceió, podendo ser levado para outros destinos alagoanos.

Projeto Tatu

Recém-lançado, o Projeto Tatu veio da iniciativa de profissionais e alunos de cursos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e busca garantir o acesso de pessoas com deficiências visual e auditiva aos atrativos turísticos da capital, por meio de um aplicativo para celular que disponibiliza descrição em libras e audiodescrição sobre itens dos acervos de museus e pontos turísticos de Maceió.

No Tatu, pessoas com deficiência podem fazer uma visita guiada, com conteúdo acessível e interface personalizada, pelos Museus Palácio Floriano Peixoto, Théo Brandão e de História Natural e passear pelos monumentos na orla da capital alagoana, conhecendo a cultura e os atrativos turísticos diretamente do celular.

Com interface, áudio e descrições em libras criados para pessoas com deficiência, o Tatu está disponível para download em Android e IOS. Clique aqui para baixar e desfrutar dos atrativos turísticos de Maceió de maneira segura e inclusiva.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Fechar Menu

Você está atualmente offline. Algumas páginas podem não carregar novamente