Conhecida como cidade resort, Maceió tem uma infinidade de atividades turísticas à disposição dos visitantes. Além das belas praias, monumentos históricos e gastronomia reconhecida internacionalmente, a capital alagoana se destaca com o turismo acessível.
Com hotéis que disponibilizam uma infraestrutura adaptada, Maceió também ganha os holofotes nacionais por projetos que promovem a inclusão social e ampliam o acesso aos atrativos turísticos da cidade.
Abaixo, separamos duas dicas imperdíveis para quem quer curtir as belezas naturais e riquezas culturais do nosso paraíso!
Praia Acessível
O Praia Acessível, projeto da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realiza uma programação mensal com atividades esportivas e de lazer na bela orla de Pajuçara. São apresentações culturais, artísticas e musicais, além de uma série de jogos inclusivos, como basquete, vôlei e corrida acessível.
Mas a grande atração do projeto mesmo é o banho de mar assistido. Com a ajuda das cadeiras anfíbias e apoio da equipe do projeto, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida podem desfrutar do mar quentinho e vivenciar momentos especiais nas águas cristalinas que só a capital alagoana tem.
O melhor de tudo é que as cadeiras anfíbias ficam à disposição de maceioenses e turistas diariamente - um serviço permanente e totalmente gratuito. Basta solicitar o equipamento à Semtel e agendar antecipadamente a entrega através do número (82) 99102-4596.
O empréstimo é realizado com a assinatura de um termo de compromisso e o solicitante pode passar até sete dias com a cadeira anfíbia. Além disso, o uso do equipamento não se restringe à Maceió, podendo ser levado para outros destinos alagoanos.
Projeto Tatu
Recém-lançado, o Projeto Tatu veio da iniciativa de profissionais e alunos de cursos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e busca garantir o acesso de pessoas com deficiências visual e auditiva aos atrativos turísticos da capital, por meio de um aplicativo para celular que disponibiliza descrição em libras e audiodescrição sobre itens dos acervos de museus e pontos turísticos de Maceió.
No Tatu, pessoas com deficiência podem fazer uma visita guiada, com conteúdo acessível e interface personalizada, pelos Museus Palácio Floriano Peixoto, Théo Brandão e de História Natural e passear pelos monumentos na orla da capital alagoana, conhecendo a cultura e os atrativos turísticos diretamente do celular.
Com interface, áudio e descrições em libras criados para pessoas com deficiência, o Tatu está disponível para download em Android e IOS. Clique aqui para baixar e desfrutar dos atrativos turísticos de Maceió de maneira segura e inclusiva.