Experimente o Natal dos Folguedos

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Marzão azul de águas transparentes e mornas, sol brilhando forte o dia todo, muita badalação nas barracas de praia e, como se não bastasse todo esse clima tropical em uma das cidades mais bonitas do mundo, a alta temporada por aqui é sinônimo de festa. E para abrir o calendário de eventos de fim de ano, acontece, na bela orla de Pajuçara, o Natal dos Folguedos. 

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A celebração natalina maceioense destaca a magia da data a partir de características regionais, em uma releitura nordestina dos tradicionais festejos ao redor do mundo. No Natal de Maceió, os folguedos - manifestações da cultura popular de espírito lúdico, que se apresentam com muita música, dança e representação teatral - são os protagonistas. E não poderia ser diferente: segundo os estudiosos do folclore brasileiro, Alagoas é o estado que possui a maior diversificação em folguedos. Ao todo, são mais de 29 tipos, entre natalinos, religiosos, carnavalescos, danças e torés.

Além das apresentações dos grupos culturais, que enchem os olhos dos maceioenses e visitantes com adereços coloridos típicos, a programação do Natal dos Folguedos conta também com diversos shows de artistas da terra, vila gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas com 28 empreendimentos, espaço kids e Casa do Papai Noel.

Papai Noel tropical

De férias em Maceió, o bom velhinho veio curtir o único Natal que celebra as tradições da cultura nordestina, em um clima tropical. Por isso, o Papai Noel abandonou logo as roupas de frio do Polo Norte e optou por camisas floridas, bermudas, roupão, sandália ‘Xô Boi’ e trajes de banho. Além da inseparável prancha de surf e do moderno kit de pesca para aproveitar ao máximo as experiências de praia.

(Foto: Bárbara Pacheco)

Noel está acompanhado do amigo urso polar da Coca-Cola, que dividem a atenção da criançada em uma charmosa casinha iluminada e toda decorada dentro do evento. No espaço, tem espreguiçadeira, cadeira de praia, guarda-sol, rede, diversas roupas natalinas, uma mesa com a ceia de Natal e uma janela com vista para o paraíso.

Diversidade de sabores

A feira gastronômica do Natal dos Folguedos reúne 28 opções de bares e restaurantes que oferecem comidinhas da culinária alagoana, com muitos frutos do mar e da lagoa, nordestina, brasileira e internacional.

Cada estabelecimento comercializa um prato específico, geralmente o carro-chefe do empreendimento. O valor de cada prato é tabelado e custa apenas R$ 15.

Foto: Bárbara Pacheco

Estão presentes no evento deste ano os restaurantes Casa do Chef, Sá Menina, Pier Zero8, Bicho do Mar, Big Pastellito, Boteco 082, Casa da Picanha, Budega da Macaxeira, Cake Factory, Casa de Lampião Pizzaria, Casa de Mainha, Da Terra Tapiocas, El Lugar, Feijoada da Naza, Los Palitos, Majuh Pasteis, Mariah Comedoria, Massagueirinha, Nômade, Pakino Pizza, Praiano Pizza Bar, Rustik, Sucreepe, Sueca Comedoria e Sushi Bowl.

Programação arretada

Nesta edição, o evento acontece em nove datas - três fins de semana, de 7 a 23 de dezembro -, com programação definida a cada semana. O local definido para a realização dos festejos natalinos deste ano foi a orla de Pajuçara, ao lado da Feirinha. 

O primeiro fim de semana, nos dias 7, 8 e 9, contou com apresentações dos folguedos Guerreiro, Coco de Roda, Fandango do Pontal, Pastoril e Bumba Meu Boi. Os shows ficaram por conta dos músicos Eliezer Setton, Wado e Fernanda Guimarães, que encerraram a festa com muita animação. A programação contou ainda com a Banda Cazuadinha, o canto natalino do Coretfal e do Coro das Crianças da Escola Rui Palmeira e o acendimento oficial das luzes do Natal de Maceió.

Foto: Bárbara Pacheco

Nos dias 14, 15 e 16, a programação teve, além dos grupos de folguedos, a participação das bandas Chau do Pife, Maracatu Baque Alagoano e Cai Dentro, respectivamente.

As últimas apresentações dos folguedos acontecem na sexta (21), no sábado (22) e domingo (23) - este último quando o Natal dos Folguedos 2018 encerra as atividades com um grande cortejo pela orla.

Na sexta se apresentam os grupos de bumba meu boi, axé e Bumbá Alagoano, Fandango do Pontal e Baianas Ganga Zumba. Já no sábado, se apresentam o Pastoril Coração de Jesus e Boi Águia da Zona Sul. O show da noite traz o forró de Anderson Fidélis & Cabroeira.

No domingo, dia do encerramento, mais de 30 grupos de folguedos vão desfilar partindo da orla de Ponta Verde até o Iate Clube Pajussara, com diversas apresentações durante o percurso.

Acompanhe o Experimente Maceió nas redes sociais e fique por dentro do Natal mais cultural e nordestino do Brasil!

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados