Experimente Maceió em dias nublados

Se você estará em Maceió e não sabe o que fazer na cidade se o sol não resolver aparecer, então você precisa saber que tem muitas outras formas de experimentar essa terra apaixonante!

Por isso, preparamos algumas dicas para quem quer aproveitar o feriado por aqui para passear e sentir a cidade, sua cultura, gastronomia e outras atividades de lazer. Confira!

Tome um café da manhã regional no Mercado de Jaraguá

(Foto: André Miranda)

Comece o dia com o cheirinho de café fresco em um ambiente que representa grande parte da história de Maceió. Localizado no bairro histórico da cidade, o Mercado Público de Jaraguá abriga diversos quiosques de comida regional a preços acessíveis - cuscuz, inhame, macaxeira, charque acebolado, galinha guisada, fígado acebolado, queijo coalho, pão francês e outros itens deliciosos da gastronomia local.

O menu do almoço também faz sucesso com a tradicional feijoada, o carneiro e a carne de sol, algumas das especialidades do mercado, que também abriga algumas pequenas lojas que comercializam frutas e verduras e artigos de artesanato. Tempero caseiro, muito sabor e hospitalidade em um lugar aconchegante com a cara do Nordeste! 

O mercado fica na Avenida Comendador Leão, no Jaraguá.

Encante-se com o Mercado do Artesanato

(Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)

Sandalinhas Maria Bonita, bolsas, roupas, toalhas de mesa, vasos, espelhos, bancos e cadeiras e mais uma infinidade de artigos em couro, madeira, barro, renda, bordado, palha e cerâmica em um mesmo lugar - o charmoso e colorido Mercado do Artesanato, no bairro da Levada, próximo ao Centro da cidade. O espaço é uma das maiores vitrines do artesanato no estado, com 280 lojinhas, quiosques de lanches, pracinha arborizada e muitos artesãos que se entregam inteiramente ao trabalho manual e elaboram sua arte ali mesmo, encantando os visitantes.

Destaque para o trabalho de  Arlindo Monteiro, que há 40 anos faz minúsculas esculturas em palitos de fósforo, além de troncos de coqueiro e madeiras em geral. O delicado trabalho que realiza com as mãos é procurado por estrangeiros e pessoas de todo o país. Não à toa, a arte de Arlindo foi parar na abertura da novela ‘Da Cor do Pecado’, assinada pelo escultor.

O Mercado do Artesanato funciona de segunda a sábado, as 7h às 17h, e domingo, das 7h às 12h, na Rua Melo Morais, 617, na Levada. 

Almoce às margens da Lagoa Manguaba

Foto: Maceió Alagoas

A 15 minutos de Maceió, no município histórico de Marechal Deodoro, o polo gastronômico de Massagueira, situado às margens da Lagoa Manguaba, é parada obrigatória para quem vem conhecer a capital alagoana.  São mais de 25 restaurantes que servem pratos generosas porções de pratos típicos da nossa culinária, à base de frutos do mar e da lagoa – camarão, sururu, siri de coral, lagosta e grande variedade de pescados. Tudo isso em um cenário natural exuberante!

É nesse povoado, no litoral sul, que encontramos também as famosas cocadas, doces como o quebra-queixo, suspiros e broas. Depois de "encher o bucho", como falamos por aqui, ainda dá pra aproveitar um pôr do sol de tirar o fôlego!

Para chegar até Massagueira, o caminho é pela praia da Avenida, sentido litoral sul.

Experimente o Centro Cultural Arte Pajuçara

Foto: Núcleo Zero

Uma relíquia cultural no coração da movimentada praia de Pajuçara, o Centro Cultural Arte Pajuçara é uma ótima opção cultural - arte, cinema, teatro, música e outras apresentações culturais acontecem em um mesmo lugar. O Cine Arte Paju, como é carinhosamente chamado por aqui, abraça uma diversidade de eventos, exposições e espetáculos, além de contar com uma charmoso espaço de convivência, onde é possível tomar um delicioso café quentinho enquanto espera o filme começar, além de uma sala de teatro com espetáculos da terra.

Com uma curadoria de alto nível, o pequeno cinema símbolo de resistência cultural na cidade costuma exibir clássicos da sétima arte, programação de festivais independentes nacionais e internacionais, filmes de arte, pré-estreias com a presença de diretores e atores nacionais, além das sessões normais.

O espaço está localizado na Avenida Antônio Gouveia, 1113, na Pajuçara. Para saber mais sobre a programação do centro cultural, acesse http://www.artepajucara.com.br/. O espaço funciona todos os dias, em horários de exibição e eventos.

Fique em paz em meio à natureza no Parque Municipal

(Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)

Refúgio natural de Mata Atlântica no meio da cidade, a poucos minutos do centro de Maceió, o Parque Municipal é um espaço de lazer para quem quer fugir do movimento urbano e entrar em contato com a natureza. Com grande diversidade de fauna e flora, o Parque oferece aos visitantes cinco trilhas guiadas, eventos gratuitos com apresentações musicais e food trucks, programação educativa para crianças, além de atividades ao ar livre, como yoga, pilates, alongamento e meditação.

O Parque Municipal fica aberto de terça a domingo, das 8h Às 17h, na Rua Marquês de Abrantes, snº, no bairro Bebedouro. Para mais informações, ligue (82) 98801-3651. 

Conheça a noite de Maceió nos bares da Jatiúca

(Foto: El Lugar Resto Pub)

Em frente ao marzão azul da praia de Jatiúca, está a Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Avenida Amélia Rosa), uma rua arborizada e badalada, cheia de bares, restaurantes, pizzarias, cafés, pubs, food trucks, lojas de roupas e diversos outros estabelecimentos comerciais para todos os gostos. O bairro de Jatiúca é um dos mais movimentados da cidade, repleta de estabelecimentos com música ao vivo, pocket shows, experiências gastronômicas de alto nível e opções para todos os gostos e idades. No trecho conhecido como Stella Maris, bem próximo ao corredor Amélia Rosa, há outra grande concentração de bares e restaurantes especializados nas mais diversas cozinhas.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados