Cor, tradição e cultura: experimente o Mercado de Artesanato

Esculturas em palito de fósforo do mestre Arlindo Monteiro, bordado de filé da dona Rosa, peças em barros finalizadas na hora pelas mãos do seu Eronildes, esculturas em madeiras, souvenirs, cachaças, doces artesanais, cerâmica e cestaria - é só escolher e se encantar com a diversidade cultural do Mercado de Artesanato de Maceió!

Obra feita no palito de fósforo pelas mãos do mestre Arlindo Monteiro. Foto: Cláudia Leite

 Localizado no bairro da Levada, próximo ao centro da cidade, o espaço reúne a riqueza da cultura alagoana em só um lugar. São mais de 280 lojinhas de artesãos que utilizam o barro, a renda de bilro, o bordado Filé, a renascença, a palha de ouricuri, casca do coco e muitos outros elementos locais como matéria prima para transformar em arte. São texturas, cores e histórias passadas de geração em geração, que proporcionam uma experiência sensorial incrível e uma imersão nas tradições locais. 

Seu Eronildes finalizando suas peças em barro. Foto: Cláudia Leite

Com mais de 80 anos, o espaço traz um recorte histórico do Centro de Maceió, pois preserva até hoje sua estrutura arquitetônica e o imponente “Relógio da Torre”, que se tornou marco referencial do bairro. Construído na década 1939, o Mercado só se transformou em um recanto de artesãos em 1960. 

Peças em bordado e chochê. Foto: Cláudia Leite.

Além da diversidade de tipologias, o Mercado de Artesanato também abriga lanchonetes e dois restaurantes com comidas simples e afetivas, água de coco, açaí, sucos com frutas regionais da estação e muitos quitutes que lembram casa de vó. Em alguns boxes, é possível conversar com os artesãos e acompanhar a confecção de peças únicas produzidas na hora, o que torna a experiência ainda mais especial. No entorno, funciona o Mercado da Produção, onde são comercializados desde alimentos a ervas medicinais.

O Mercado de Artesanato é uma ótima opção para passear com a família e amigos, garantir souvenir artesanais como lembranças de Maceió ou para quem quer conhecer um pouco mais sobre a identidade cultural da cidade e vivenciar de perto a riqueza do artesanato alagoano.

Inclua o Mercado do Artesanato no seu roteiro e experimente a cultura de Maceió! 

Endereço: Parque Rio Branco, 71, Levada.

Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 7 às 17 horas. Domingo, das 7 às 12 horas.

Como encontrar: no Instagram @mercadodeartesanato

Texto de Cláudia Leite

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Fechar Menu

Você está atualmente offline. Algumas páginas podem não carregar novamente