Cinco dicas para aproveitar Maceió com as crianças

Criança brincando com a água do mar.

(Foto: @brunodmbarbosa)

Maceió é uma cidade resort e também um playground ao ar livre. Pequena, muito bem servida de hotéis e restaurantes e com as mais lindas praias urbanas do Nordeste, a capital alagoana é o destino certo para famílias com crianças.

Além dos mares rasinhos de águas aquecidas e das piscinas que se formam em meio aos corais, verdadeiros aquários naturais que garantem a diversão dos pequenos, a cidade conta com boa estrutura dedicada às experiências que envolvem o público infantil.

É o caso dos parquinhos sustentáveis ao longo da orla, que conta com diversos pontos de brinquedos e equipamentos aquáticos disponíveis para alugar e muitas opções de barracas pé na areia, da Rua Fechada aos domingos, Parque Municipal e outros passeios incríveis para se fazer na capital.

Colorida e animada, a orla de Maceió, considerada pelos turistas a mais bonita do Brasil, também é repleta de história e cultura, com totens e monumentos que chamam a atenção da criançada, como a Jangada Independência, Sereia do Mestre Zezinho, as estátuas de Graciliano Ramos, Paulo Gracindo e Aurélio Buarque de Holanda, o letreiro Eu Amo Maceió e as placas que simulam postagens do Instagram Experimente Maceió.

Confira cinco dicas de experiências inesquecíveis para viver com a criançada por aqui:

  • Curta a Rua Fechada com toda a família

Aos domingos, um dos mais belos trechos da orla de Maceió, na Avenida Silvio Carlos Viana, é interditado e se transforma em uma grande área de lazer, atraindo famílias que buscam a tranquilidade de um dia ensolarado com atividades ao ar livre à beira-mar.

(Foto: Wesley Menegari)

O espaço conta com muitas opções de diversão para as crianças - parquinhos infláveis, pula-pula, aluguel de carrinhos motorizados, quadriciclos, patinetes, e mais uma infinidade de brinquedos acessíveis e seguros.

Também é possível encontrar atividades esportivas e de recreação, apresentações culturais, muitos quiosques de lanches e restaurantes próximos que contam com área destinada aos pequenos.  

A Rua Fechada funciona todos os domingos, das 8h às 17h, entre Ponta Verde e Pajuçara.

  • Leve para brincar nos Parquinhos Sustentáveis

Os parquinhos sustentáveis da orla ganham o coração dos pequenos por aqui! Construídos à beira-mar com madeira de reflorestamento, os espaços são gratuitos e contam com muitos brinquedos. Além disso, têm tomadas para recarregar celular com energia solar! E como a orla de Maceió tem Wi-Fi gratuito, a espera de mamães e papais que acompanham a criançada fica ainda melhor.

(Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)

As estruturas estão localizadas em frente ao mar de Ponta Verde (um próximo à barraca Lopana e outro em frente ao Maceió Mar Hotel), de Pajuçara (próximo ao restaurante Parmegianno) e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.

  • Aproveite a maré baixa

Para aproveitar bem as praias de Maceió, o segredo é ficar atento à tábua de marés, que pode ser acessada aqui. 

O passeio de jangada às famosas piscinas naturais da Pajuçara está no topo da lista de experiências obrigatórias na capital alagoana e é uma ótima opção para levar a criançada. O trajeto, realizado em jangadas rústicas de origem indígena durante a maré baixa, é curto - apenas 15 minutinhos da costa -, seguro e as piscinas aquecidas são rasinhas e cheias de encantos. É possível avistar peixinhos coloridos e outros animais marinhos.

(Foto: Luiz Eduardo Vaz)

Os jangadeiros cobram, em média R$ 30 por pessoa para realizar o passeio. As rústicas jangadas ficam na faixa de areia da Pajuçara, próximo à Feirinha do Artesanato.

Outras opções para aproveitar bem a maré seca é curtir o Caminho das Águas, um grande banco de areia que se forma na praia de Ponta Verde em meio ao mar azul, ou as piscinas naturais costeiras que se formam em meio aos corais do Farol da Ponta Verde. As crianças não vão querer mais ir embora!

  • Experimente o Parque Municipal

Uma reserva de Mata Atlântica aconchegante, com trilhas guiadas para ver jacarés-do-papo-amarelo no lago, preguiças em árvores centenárias e dezenas de espécies de pássaros depois de um piquenique. Aos domingos, é comum a realização de eventos gratuitos e atividades educativas, que reúnem música, recreação, experiências gastronômicas e outras atividades ao ar livre.

(Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)

O Parque Municipal também conta com opções para o restante da família, com a realização de aulas de yoga, pilates, alongamento e meditação.

O local fica aberto de terça a domingo, das 8h Às 17h, na Rua Marquês de Abrantes, snº, no bairro Bebedouro. Para mais informações, ligue (82) 98801-3651.

  • Explore a cultura alagoana

Maceió é repleta de museus e espaços culturais recheados de boas histórias para contar. Do folclore à arte moderna, a cidade possui um circuito que vale a pena ser visitado e é uma ótima opção de passeio para fazer com os pequenos.

(Foto: Maceió Alagoas)

Entre os museus que mais chamam a atenção da criançada, estão o Museu do Esporte, que fica dentro do Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche, e possui um dos maiores acervos do futebol alagoano, brasileiro e mundial; o Museu Theo Brandão, no Jaraguá, que reúne os folguedos alagoanos e é referência no folclore regional; e o Museu da Imagem e do Som de Alagoas, também localizado no Jaraguá, que reúne equipamentos antigos como fitas k7, telefones, discos e outros equipamentos históricos que narram a trajetória da comunicação no estado.  

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados