Experimente Maceió além das praias

Experimente Maceió além das praias

Qual é o principal motivo que faz alguém escolher viajar para Maceió? Muito provavelmente nossas praias e belezas naturais (e isso já basta, não é?). Mas você sabia que a capital alagoana te proporciona experiências que vão muito além do pé na areia e do mergulho em águas quentinhas?

Mesmo tendo um inverno de temperaturas elevadas – uma média de 27ºC de maio a julho – às vezes temos dias de chuva por aqui. Mas isso não deve ser motivo de desânimo, afinal, estamos cercados de alternativas legais para ocuparmos os dias que não dão em praia.

Maceió é repleta de museus e espaços culturais recheados de boas histórias para contar e possui um circuito de artesanato imperdível, com peças produzidas a partir de técnicas que se destacam por suas cores e materiais. Pensando nisso, separamos algumas dicas que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vem ver!

 

Pinacoteca Universitária – Localizada no centro da cidade, em frente a famosa Praça Sinimbu, a Pinacoteca Universitária nasceu em 1981 com o propósito de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas. Hoje o espaço conta com um acervo permanente, o  Acervo Pina, e também com exposições temporárias de artistas de diversos lugares do país. Para conhecer tudo nos mínimos detalhes, você pode fazer uma visita guiada. E pouca gente sabe que a Pinacoteca disponibiliza um transporte gratuito – que precisa ser agendado com antecedência – para levar os turistas e a população até o espaço. Legal, né? Então anote aí os contatos e coloque na agenda sua visita a esse espaço incrível.

Pç. Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso – Centro / Telefone: (82) 3214-1545 / Email: pinaufal@gmail.com / Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 18h

 

Museu Théo Brandão – Na Avenida da Paz, pertinho da Pinacoteca (dá pra ir andando), em um dos prédios antigos mais bonitos de Maceió, fica o Museu Théo Brandão. Criado nos anos 70, ele é um dos mais antigos da cidade e é administrado pela Universidade Federal de Alagoas. O espaço abriga coleções de arte popular e tradições regionais e também realiza diversas ações de formação, como debates e oficinas. Temporariamente, o museu está fechado para visitação das exposições permanentes mas as exposições temporárias estão abertas e são imperdíveis!

Av. da Paz, 1490, Centro / Telefone (82) 3214-1711 / E-mail: museutheobrandao@gmail.com / Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h

 

Galeria Karandash – Criada em 1985, a Galeria Karandash possui um acervo de mais de 2.000 peças de arte popular, além da produção dos artistas visuais contemporâneos Dalton Costa e Maria Amélia Vieira. Apaixonados pela arte, o casal reuniu durante todos esses anos o universo popular brasileiro, assinado por diversos artistas. O local promove um diálogo constante entre a arte contemporânea e a arte popular e traz no seu acervo gravuras, desenhos, pinturas e principalmente esculturas de pequenos, médios e grandes formatos. Todo o material exposto está disponível para comercialização. Mais um lugar que você precisa conhecer por aqui!

Av. Moreira e Silva, n° 89 – Farol / Telefone: 3317-6693 / E-mail: mameliavs@hotmail.com / Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h30 e aos sábados com agendamento

 

Galeria Gamma – Um dos mais recentes espaços dedicados à arte em Maceió, a Galeria Gamma abriu as portas há menos de três anos e aposta em um conceito mais amplo. Apostando em exposições de artistas locais e sempre trazendo bons nomes da arte contemporânea de outros estados do Brasil, a Gamma também possui uma agenda de oficinas e debates que englobam arte e comportamento contemporâneo, além um café super aconchegante assinado pela chef Juliana Almeida.

Av. Luiz Ramalho de Castro, 899, Jatiúca / Telefone: 3377-3979 / E-mail: galeriagamma@gmail.com / Funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 19h e sábado das 9h às 13h

 

Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra – O artesanato local se destaca em um dos bairros mais charmosos da cidade, o Pontal da Barra. Localizado às margens da Lagoa Mundaú, rendeiras e lojinhas de artesanato tomam conta da rua junto com as cores do famoso bordado filé, o mais tradicional de Alagoas. Passeio imperdível! 

As lojas do famoso bairro do Pontal funcionam todos os dias, das 10h às 22h

 

Feirinha da Pajuçara – Na beira mar de uma das praias mais famosas da cidade, a Pajuçara, fica uma feirinha super badalada. São 200 barracas que comercializam artigos locais e regionais e, no fim da tarde, o passeio ainda pode ser embalado por um trio de forró. Nada melhor, né?

Av. Dr. Antônio Gouveia, S/N / Telefone: 3327-7039 / Funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h

 

Pavilhão do Artesanato – Na mesma avenida da Feirinha da Pajuçara você encontra o Pavilhão do Artesanato. É só atravessar a rua que você se depara com outras centenas de itens das mais diversas técnicas de artesanato, para todos os gostos e bolsos. Impossível sair sem algumas comprinhas!

Av. Dr. Antônio Gouveia, 1447 – Pajuçara / Telefone: 3231-3901 / Funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h

 

Essas são apenas algumas opções, você pode conferir muito mais aqui!

Deixe uma resposta

10 + cinco =

Fechar Menu