Entre no embalo das marés

No Nordeste, a força das marés redesenha a paisagem todos os dias. Esse movimento do mar e dos grandes lagos que provoca uma verdadeira dança de vai-e-vem no nível das águas .tem a ver com a posição do Sol e da Lua e com as forças de atração que eles exercem.

A cada seis horas a maré começa subir e depois descer, sendo sua altura medida por uma tabela chamada tábua de marés. Nas luas Nova e Cheia, as águas sobem e descem com muita intensidade proporcionando cenários absolutamente únicos em Maceió. É quando a maré fica próxima de zero ou até negativa. Nesse caso, é possível caminhar quilômetros mar adentro, remar até piscinas naturais e participar de diversas atividades inspiradas pela lua. Confira algumas sugestões.

Caminhe sobre as águas até a Pedra Virada

Na maré baixa da Lua Cheia, nas proximidades do Farol da Ponta Verde um banco de areia de mais de um quilômetros se sobressai,  sendo possível caminhar mar até dentro até o e até piscinas naturais como a Pedra Virada, uma formação arenítica que se destaca na paisagem, próxima à barreira de corais que protege a Praia da Ponta Verde.

Meditação na Lua Cheia

Crédito: Itawi Albuquerque

O Projeto Arte de Viver promove todos os meses a Meditação da Lua Cheia simultaneamente em várias cidades brasileiras. O evento é gratuito, reúne milhares de pessoas e também acontece em diversos lugares do mundo. A ideia é aproveitar a luz e fase mais encantadora da lua que contagia a praia para um momento coletivo de contemplação e auto-conhecimento.  Qualquer interessado pode participar. Não é preciso ter experiência anterior com meditação. Em Maceió, o evento acontece nas proximidades das ruínas do Alagoinhas, na Ponta Verde. O site www.artofliving.org/br divulga mensalmente os locais e horários da meditação em cada cidade.

SUP

Crédito: Paula Guimarães

A Ponta Verde é o point mais procurado para praticantes do Stand Up Paddle. Por conta da barreira de corais o mar, além de transparente, é muito calmo inspirando boas aventuras, até mesmo noturnas - como no SUP da Lua Cheia organizado mensalmente pelas operadoras que alugam equipamento na praia, é só se informar pessoalmente, pois as datas não são fixas.  Na maré baixa, de dia ou à noite, a boa pedida é remar até piscinas naturais que ficam a pouco mais de um quilômetro da costa com a própria prancha. Como a ida até lá exige força nos braços, o trajeto também pode ser feito de caiaque e dura de 20 a 30 minutos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

Scroll Up