Navegue embalado pelo vento

Uma das propostas mais atraentes no litoral alagoano é se render a um passeio de jangada até piscinas naturais como as da Pajuçara, formadas por águas quentinhas. A cerca de 2 km da praia, os arrecifes são responsáveis por formar aquários de peixes coloridos em plena orla urbana. Além do visual inspirador para a cidade, você pode degustar os drinks e frutos do mar vendidos nas jangadas-bar e a deliciosa possibilidade de um mergulho em uma piscina exclusiva no meio do Atlântico. Quer mais? O próprio traslado de jangada até esse paraíso já vale a experiência e muito. Há também uma operadora que faz eventuais saídas de mergulho em jangadas tradicionais.

As embarcações primitivas

Você sabia que as jangadas são estão entre as embarcações mais antigas do mundo? Elas se originam das balsas, formadas por paus amarrados que eram usadas na antiguidade e por civilizações indígenas. Ao longo do tempo elas foram se aprimorando até se transformar em lindas e incríveis embarcações movidas pelo vento que ainda são muito utilizadas em Alagoas, especialmente para a pesca em alto mar, já que as velas são totalmente adaptadas ao regime de ventos constantes do Nordeste brasileiro.

Foto: João Schwartz

 

As jangadas na visão de Amyr Klink

Recentemente Amyr Klink, um dos velejadores mais conhecidos do mundo, esteve em Maceió e elogiou o uso das jangadas no turismo. “As jangadas são embarcações absolutamente eficientes, resistentes, versáveis e capazes de enfrentar enormes tempestades. São construídas com uma tecnologia incrível simples e funcional e muitas vezes não levam um parafuso sequer. É um conhecimento que herdamos dos povos indígenas e temos que valorizar. Em muitos lugares do mundo os barcos primitivos desapareceram, mas no do Brasil, em alguns lugares do Nordeste, o turismo ajuda a preservar essa tradição secular”, destacou Klink.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
contato@experimentemaceio.com.br

Experimente Maceió. Todos os direitos reservados

Scroll Up